Dicas

Informações Técnicas: Fones de ouvido

Na hora de escolher/comprar um produto é muito comum nos depararmos com informações que não conseguimos entender. Pensando nisso, a Cenetel decidiu esclarecer para você, neste artigo, alguns conceitos importantes sobre fones de ouvido

Conector: É a saída do fone. É importante atentar ao formato, pois a compatibilidade definirá se tem como relacionar os dois equipamentos, neste caso, o fone e o mp3/computador. P2 é o modelo comum, destinado à entrada de áudio, e P3, para auriculares com microfones, ou seja, que têm saída de áudio.

Driver: É a o conjunto de peças e circuitos que se encontram dentro da couraça do fone e são medidos em milímetros. Fones de ouvido pequenos carregam drivers menores, e, consequentemente, os materiais utilizados precisam ser miniaturizados. Isto pode aumentar o custo do aparelho. Já os supra auriculares não enfrentam este problema – até é possível afirmar que drivers maiores significam melhor qualidade de sons graves –, mas perdem pontos no quesito comodidade.

Impedância: Refere-se à propagação de um som de um dado ambiente para outro, incorporando características diferentes. Expressada em Ohms (unidade de resistência elétrica), a impedância mantém uma relação inversamente proporcional ao volume da música: entre menor a impedância, maior o volume.

Resposta de frequência: O ser humano é capaz de perceber frequências entre 20Hz até 20.000Hz. Um fone comum pode reproduzir o som nessa gama de frequência. Porém, existem modelos profissionais que conseguem produzir o som fora desta faixa de frequência, destinados a pessoas com capacidade de detecção acústica apurada.