Dicas

Uso de headset no trabalho: cuide da sua saúde auditiva

O número de pessoas trabalhando em empresas de Call Center vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Consequentemente, o numero de profissionais sujeitos a problemas auditivos também.

Como sabemos, o headset é uma ferramenta indispensável para quem trabalha com telemarketing, afinal, garante uma comunicação eficaz entre operador e cliente. Mas, mesmo com o treinamento oferecido pelas empresas durante a contratação, onde se ressalta a importância de cuidar da saúde auditiva, o mau uso de headset no trabalho é bastante comum.

Pensando nisso, a Cenetel decidiu trazer duas recomendações essenciais sobre o uso adequando do headset no trabalho.

Mude o heatset de ouvido
Para que sua audição não seja prejudicada, procure mudar o seu headset de ouvido periodicamente. De preferencia, a cada hora. Muitos dizem que não realizam a troca por costume ou, simplesmente, porque ouvem melhor de um único lado. Mas o uso do aparelho em apenas uma orelha pode causar fadiga auditiva e, por consequência, a perda auditiva.

Aumentar o volume. Pode?
Por causa do ambiente cheio de ruídos, onde os colegas de trabalho estão falando todos ao mesmo tempo, acaba sendo muito comum aumentar o volume para ouvir melhor a conversa com o cliente. O descuido, no entanto, pode prejudicar a audição do profissional, comprometendo também a qualidade do seu trabalho. Por isso, ajuste o volume do seu headset de forma que você possa ouvir bem, sem exageros, e o eleve somente quando for muito necessário.

Ter as mãos livres para digitar enquanto conversa ao telefone é apenas uma das inúmeras vantagens do uso de headset no trabalho. Ao seguir as orientações básicas, além de prevenir-se, você irá ter esse simples equipamento como um aliado para tornar o seu dia a dia muito mais prático e ágil.